Há tempos a infraestrutura de Rede não é mais voltada apenas às empresas de tecnologia.
Atualmente, todos os negócios que prezam por serviços e entregas de qualidade precisam de uma boa base tecnológica para o funcionamento, considerando que há cada vez mais uso de recursos online, automação de serviços, softwares de apoio e formas de trabalho que equilibram a tecnologia com a demanda do cliente.
Além disso, os pedidos estão cada vez mais dinâmicos e as necessidades dos clientes mais instantâneas, assim, para acompanhar essa nova necessidade de mercado, uma das principais formas de estruturação de TI em uma empresa é a infraestrutura de rede, uma forma de adequar o meio de atuação para atendimento completo desses pedidos e oferecer boa rotina para os colaboradores.
Para entender um pouco mais sobre a infraestrutura de rede e como ela pode ajudar seu negócio, continue lendo o artigo e encontre as informações ideais para implementar o melhor projeto para sua empresa!
O que é a infraestrutura de rede?
O uso de equipamentos e servidores conectados à rede elétrica e online é uma necessidade rotineira, sendo comum tanto a conexão de computadores e notebooks até Data Centers, sistemas de roteamento wi-fi e equipamentos de TI.
A infraestrutura de rede é responsável para que essa conexão seja adequada ao uso empresarial, ou seja, que a frequência de uso e quantidade de equipamentos interligados não sobrecarregue e prejudique a fiação ou rede elétrica.
Para isso, é realizado um planejamento e instalação de sequências de cabos que rondam o ambiente empresarial, ajudando a manter a estabilidade no trabalho de cada profissional.
Quais os benefícios da instalação de rede na empresa?
Como a instalação de rede parte do cabeamento em toda a empresa, o ideal é que haja maior organização no processo, como a possibilidade de interligar os pontos de comunicação em uma mesma origem, com intensidade suficiente para suportar os usos diários e viabilidade para maximizar o parque tecnológico.
Para essa instalação profissional, é preciso partir de instituições especialistas, que além de elaborar um bom serviço, planeja e analisa as possibilidades de integração dentro do ambiente disponível, evitando um serviço inadequado para o tipo de negócio.
Além disso, há diferenciais diretos no dia a dia de trabalho, como:
Disponibilidade e agilidade
A infraestrutura de rede gera maior disponibilidade dos sistemas, conectando computadores, estações de trabalho e serviços back-end como CRM, correio eletrônico e meios de hospedagem.
Para isso, os cabos devem ser específicos para cada tipo de equipamento e, ainda, serem instalados de forma compatível, evitando questões como agilizar o funcionamento em um equipamento e paralisar em outro.
Com isso, o colaborador trabalha com maior rapidez e foco, ajudando na performance e produtividade. Além disso, o engajamento torna-se maior com a empresa a partir da imersão nos trabalhos, qualificando todas as etapas do serviço.
Adequação à empresa
Assim como dito anteriormente, todo o projeto deve abranger o tipo de local, a infraestrutura e as possibilidades de cabeamento. Essa questão exige que o profissional responsável trabalhe com etapas como:
Verificação da composição do local, considerando a quantidade de ambientes, tamanho e divisão na planta;
Análise do tipo de equipamento de uso comum, assim como a voltagem e especificações para o funcionamento;
Elaboração de propostas de projetos de instalação;
Validação com o cliente;
Instalação em si, utilizando itens compatíveis e de qualidade.
Segurança e compromisso legal
Além da parte estrutural, o projeto é realizado com base nas normas de segurança nacionais e internacionais, como TIA, EIA e ANSI. Essas normas comprovam a adequação do cabeamento com o local escolhido, além do funcionamento estável.
Outra questão que envolve segurança é a preparação do cabeamento de forma que elimine acidentes por interferências externas, como exposição à iluminação e aquecimento direto, umidade ou mesmo fatores naturais como chuva torrencial.
Esses acidentes, além de muito perigosos, exigem investimento na manutenção ou mesmo troca de cabeamento, gerando gastos adicionais para a empresa.
Durabilidade e alta performance
Por fim, a instalação de rede é feita a partir do compromisso em oferecer durabilidade em conjunto com alta performance.
Ou seja, oferecendo um projeto e itens de composição que não precisem ser trocados regularmente, sejam resistentes à intensidade de uso e, ao mesmo tempo, proporcionem ótimo aproveitamento dos itens, contribuindo para a performance do profissional e dos equipamentos conectados na rede.
Todos esses pontos são garantias a partir de um trabalho especializado, com foco na individualidade de cada projeto e melhor aproveitamento para o cliente!
O que achou das informações sobre infraestrutura de rede? Acha importante investir em um bom planejamento e instalação?
Converse conosco e veja como podemos ajudar sua empresa!